Blog Russel Serviços > Terceirização > Terceirização: importância, serviços e cuidados
Terceirização: importância, serviços e cuidados |

A terceirização é uma estratégia empresarial que realiza atividades relacionadas à atividades de apoio de uma empresa, reduzindo os gastos e economizando tempo. Cada vez mais crescendo no mercado, é importante entender qual a sua importância, seus serviços e quais cuidados devem ser tomados pelas empresas que recorrem às atividades terceirizadas.

Com a terceirização, o gestor pode se concentrar na atividade principal de sua empresa, obtendo melhores resultados. Uma empresa que trabalha com produção de eventos, por exemplo, tem suas atividades principais e secundárias. As principais, juntamente ao seu sucesso ou fracasso, geralmente são responsabilidade da empresa de eventos, mas as atividades secundárias ficam por conta da empresa de terceirização. Apesar dessas atividades secundárias não representarem uma fonte direta de lucro, são importantíssimas, já que funcionam como apoio. Se um evento não tiver um controlador de acessos, função de apoio que pode ser terceirizada, como ficará a questão da organização?

Nessas atividades de apoio, entram as empresas fornecedoras de mão de obra, visando facilitar a rotina das empresas e permitindo que seu respectivos gestores se concentrem em suas atividades-fim. É importante saber que ao terceirizar serviços deixa-se a cargo dessas empresas funções como seleção e recrutamento de candidatos, treinamento e capacitação, supervisão de tarefas, substituição de funcionário ausente ou problemático para a empresa, envolvimento com encargos trabalhistas e manutenção e utilização de uniformes e equipamentos de segurança. Afinal, como um gestor conseguirá dar conta de sua atividade principal e ainda realizar todos esses procedimentos? E se ele conseguir se dedicar a contratação desse funcionário e depois perceber que o mesmo lhe dará prejuízos?

Logo, ao optar pela terceirização de atividades secundárias, a empresa economiza tempo, capital humano e capital financeiro, evitando dores de cabeça a curto e longo prazo. Porém, apesar desses benefícios, é preciso ter cuidado ao contratar uma empresa fornecedora de mão de obra. Devemos saber diferenciar atividade- fim das atividades de apoio, entendendo como atividade-fim aquela que representa o objetivo final da empresa, o motivo pelo qual todas as outras atividade de apoio estão sendo realizadas. Os serviços que podem ser terceirizados são segurança, manutenção geral, recepção, limpeza, distribuição de produtos e movimentação interna de materiais, dentre outros. E agora, com a nova lei da terceirização, atividades-fim também podem ser terceirizadas.

Além disso, o gestor precisa estar atento a alguns aspectos legais. A empresa contratante tem a obrigação de arcar com possíveis encargos trabalhistas, por exemplo. Devido a esse e outros fatores, o melhor a ser feito é estar atento ao contrato com a empresa escolhida e antes disso, pesquisar por uma empresa confiável. A Russel Serviços, por exemplo, está no mercado há 12 anos e possui o selo de qualidade ISO 9001, que garante a qualidade de seus processos internos. Atuando no mercado fornecendo mão de obra para segmentos como logística, construção civil, petróleo e gás e outros, a Russel Serviços também garante a entrega do profissional capacitado em até 48 horas, com toda documentação, encargos e benefícios.

Não caia na armadilha da má terceirização, escolha a Russel Serviços.

mao-de-obra-terceirizada-consultores-russel-servicos