Blog Russel Serviços > Terceirização > Terceirização de serviços em prédios: portaria, limpeza e manutenção
Terceirização de serviços em prédios: portaria, limpeza e manutenção |

A terceirização de serviços em prédios e condomínios é uma prática muito adotada por aqueles que buscam otimizar atividades e reduzir custos. Nesse segmento os profissionais que se destacam são: porteiros, auxiliares de serviços gerais e trabalhadores de manutenção predial.

No entanto, para que esse tipo de contratação dê certo é preciso ter atenção especial em alguns requisitos que a empresa terceira deve ter, sendo o primeiro deles possuir profissionais capacitados.

É comum ouvirmos por aí uma certa má fama de empresas de terceirização de serviços, mas isso acontece porque muitas das vezes o responsável pela contratação não faz um levantamento adequado sobre a empresa que irá fornecer a mão de obra, como por exemplo: sua reputação, clientes que atendem, tempo no mercado, certificados de qualidade, entre outras características que passam credibilidade e segurança.  

Mas, antes disso, é primordial que o síndico, coordenador de limpeza e manutenção ou supervisor de facilities saiba o papel que cada profissional deverá desempenhar em sua equipe, bem como a capacidade técnica, prática e experiência que ele deve possuir. Assim, o gestor poderá cobrar da terceirizada profissionais eficientes e qualificados, evitando futuros transtornos.

Confira abaixo as características dos profissionais que garantem a ordem, limpeza e pleno funcionamento de um prédio/condomínio:

O porteiro

É de suma importância para a segurança do edifício, pois é responsável pelo monitoramento do controle de acesso de pessoas, mercadorias e veículos. Ele deve estar uniformizado, treinado e habilitado para exercer as funções de recepção com foco em segurança. Ele deve ter atenção, responsabilidade, pontualidade, assiduidade, auto controle, auto confiança e bom relacionamento humano.

Portanto, deve falar pouco, somente o necessário, ouvir com atenção e não esquecer de sempre anotar todas as informações, desconfiar sempre de pessoas que falam muito, principalmente aquelas que fazem perguntas dirigidas às questões de segurança do condomínio ou referente à vida dos moradores.

Ele jamais deve comentar assuntos referentes a seu serviço e nunca passar informações internas do prédio em público, com pessoas estranhas ao ambiente de trabalho, familiares e amigos, namoradas (os) e porteiros de outros prédios. O porteiro não pode permitir que pessoas estranhas ao condomínio tomem ciência das normas de procedimentos internos e dos equipamentos de segurança existentes.

O profissional de limpeza

É aquele que auxilia na organização e conservação dos ambientes em seus mínimos detalhes. Ele se relaciona diretamente com o Supervisor e/ou Coordenador de Limpeza. Para se destacar entre os demais no mercado o bom auxiliar de serviços gerais é aquele que:

  • respeita e valoriza o próprio trabalho;
  • possui boa capacidade física e disposição;
  • é ágil;
  • gosta de servir e ajudar;
  • é proativo; tem iniciativa;
  • é responsável;
  • é organizado;
  • não se incomoda em executar tarefas pesadas e/ou cansativas;
  • é discreto no ambiente de trabalho;
  • sabe trabalhar em equipe;
  • corresponde à confiança do empregador;
  • é atento aos melhores horários para cada tarefa;
  • conhece os diferentes tipos de limpeza;
  • sabe quais produtos são adequados a cada área e cuida da própria saúde ao lidar com produtos.

A equipe de manutenção predial

O serviço de manutenção predial é um trabalho integrado, que  envolve profissionais das mais diferentes modalidades técnicas e operacionais. A equipe pode contar com trabalhadores desde a área de jardinagem e atendimento, a profissionais que executam reparos elétricos, hidráulicos, refrigeração e reformas estruturais. Para executar esse serviço corretamente, basta seguir as normas de segurança e atuar com profissionalismo, ética e cordialidade.

Como contratar profissionais eficientes através de terceirizadas

Na hora de buscar profissionais qualificados para os cargos descritos acima, a saída é pesquisar empresas que têm credibilidade no mercado, que atuem legalmente com as normas vigentes do setor, e que possuem um eficiente sistema de triagem e treinamento de profissionais, selecionando assim a melhor mão de obra para seus clientes, como é o caso da Russel Serviços.

A Russel está há mais de 12 anos no mercado, atuando no Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, e seu principal diferencial é a implantação da mão de obra capacitada em até 48h em seu posto de trabalho.

Além disso, a Russel  conta com o primeiro sistema e-commerce, que possibilita a contratação do profissional em apenas três passos. E caso, a mão de obra fornecida não se adeque ao trabalho, a Russel a substitui esse profissional em até 24h, sem custo adicional, gerando 150% de garantia do serviço.