Blog Russel Serviços > Terceirização > Saiba como a Terceirização pode zerar passivos trabalhistas
Saiba como a Terceirização pode zerar passivos trabalhistas |

Dentro das empresas, independentemente de seu ramo, a terceirização vem sendo considerada uma das melhores formas para liquidar passivos trabalhistas.

A terceirização é uma medida estratégica que proporciona o fim dos passivos, beneficiando o fluxo de caixa e o capital de giro do negócio.

Mais do que isso, a terceirização facilita e garante o crescimento da empresa através de uma melhor organização, gestão e planejamento financeiro.

Frente a isso, é sempre bom poder contar com empresas especializadas no assunto. Tal como a Russel Serviços, uma companhia carioca que se encontra hoje, presente nos estados de:

  • São Paulo;
  • Espírito Santo;
  • Minas Gerais.

No entanto, muitos não entendem como exatamente essa relação se dá e qual a importância de selecionar bem seus parceiros, e é sobre isso que falaremos hoje!

Terceirização e Passivos Trabalhistas, Qual a Relação?

Para as empresas, os passivos trabalhistas representam um sério risco ao seu desenvolvimento já que podem acarretar:

  • Perdas financeiras;
  • Questões judiciais;
  • Até mesmo, falência.

Esse conceito diz respeito às dívidas que o empregador tem com seus colaboradores referente aos problemas com pagamentos de encargos sociais ou até mesmo quando ocorre um não cumprimento das obrigações trabalhistas. Inúmeros são os problemas que podem levar a este prejuízo, contudo, por trás disso é notado a falta de organização empresarial como maior motivo.

Vale destacar ainda que esses passivos não ocorrem apenas quando o empregador é uma pessoa jurídica, mas também, pessoas físicas.

Infelizmente, é muito comum que quase todas as empresas tenham algum tipo de problema desse em algum ponto. O que pode não ser alarmante se o dano causado atingir 10% do número total de colaboradores.

Dessa forma, os passivos trabalhistas podem ser cobrados tanto por ex-funcionários, quanto por órgãos governamentais fiscalizadores, tais como:

  • INSS;
  • Ministério do Trabalho e Emprego;
  • Ministério Público do Trabalho.

Mas, aonde entra a terceirização?

Quando falamos de terceirização, como a oferecida pela Russel Serviços, tudo muda já que a empresa contratante não é a responsável pelo pagamento de tributos trabalhistas, uma vez que eles ficam por conta da prestadora de serviços terceirizados. Todos os encargos estarão associados a ela, que é a responsável pela burocracia relacionada aos seus colaboradores, controlando assim:

  • Férias;
  • 13º salário;
  • Documentos para contratação;
  • Registro do contrato de trabalho;
  • Controle de horas extras;
  • Entre outros.

Com isso, a empresa contratante economizará não apenas nas questões legais, como ainda, no tempo gasto com tais atividades burocráticas.

Em relação aos passivos trabalhistas, é bastante simples. O colaborador estará vinculado à empresa de terceirização, sendo esta a responsável pelo cumprimento de suas obrigações e caso alguma delas não seja cumprida, ela sofrerá com as devidas ações judiciais.

Vale ressaltar, entretanto, que estar vinculada a uma empresa honesta e responsável é essencial. Essa atitude impede que sua empresa receba um processo trabalhista por omissão, por exemplo.

Considerando que em casos de não cumprimento das obrigações por parte da empresa responsável pela terceirização, mesmo perante processos judiciais, sua empresa poderá ser acionada para arcar com tais custos. Por isso, a prevenção é o melhor caminho.

Como Empresas De Terceirização Evitam Os Passivos Trabalhistas?

Uma empresa prestadora de serviços confiável não é apenas aquela que paga os tributos e encargos em dia, mas, que se planeja para isso.

Afinal de contas, por que é tão comum e não muito preocupante que negócios venham a ter passivos trabalhistas? Porque na maior parte das vezes, isso se trata de um aspecto negativo da gestão. Ou seja, pela falta de um bom planejamento financeiro e não uma falta de ética e profissionalismo, algo que pode ser consertado.

Por isso vemos cada dia mais um aumento no preparo por parte das empresas especializadas em terceirização. Justamente, a fim de reduzir perdas financeiras para seu próprio negócio e aumentar sua confiabilidade no mercado atuante!

A melhor forma de garantir isso é adotar boas práticas trabalhistas e implementar processos organizados, claros e bem planejados.

Realização de auditorias internas:

Devendo ser feitas periodicamente, elas são importantes e unem profissionais especializados na(s) área(s) que a prestadora de serviços atua.

A ideia é realizar um trabalho preventivo através da análise de documentos e ações da empresa. Verificando assim, se essas se encontram de acordo com a legislação.

Outra forma de reduzir o risco de passivos trabalhistas na terceirização, é identificando e considerando reclamações prévias.

Isso auxilia na tomada de decisões de maneira mais assertiva e até mesmo, preventiva. Verifique então, se a empresa escolhida analisa:

  • Todas as documentações necessárias;
  • Seu armazenamento de contratos e outros documentos;
  • Processos de encargos trabalhistas;
  • Controle de ponto e hora extra;
  • Entre outros.

Organização dos documentos:

Empresas confiáveis e sérias, possuem ainda um bom registro e arquivamento de documentos relacionados aos colaboradores terceirizados e seus contratantes.

Ou seja, elas mantem um banco de dados impresso e digital (foco no segundo) comprobatório. Nele é possível atestar o que foi acordado através de assinaturas do empregador e do empregado.

Através do preenchimento de contratos e outras documentações legais que provam o cumprimento, ou não, dos direitos e deveres trabalhistas.

Com isso, a empresa se previne contra possíveis tentativas de golpe, por exemplo. Ao mesmo tempo que aumenta a eficácia e segurança de sua atuação.

Por Que Escolher A Russel Serviços?

A Russel Serviços é uma empresa carioca inaugurada em 2004, que atua há mais de 15 anos no mercado fornecendo mão de obra para diversos segmentos.

Sua missão é alcançar uma marca de mais de 10 mil colaboradores empregados em todo o país, auxiliando na redução do desemprego.

Para alcançar isso a franqueadora trabalha de forma confiável e segura. Sempre com uma boa gestão dos profissionais e seus encargos trabalhistas, capacitação e muito mais.

É com muita seriedade que tratam o setor da terceirização. Buscando ainda, dar suporte e entregar a mão de obra qualificada em apenas 48 horas.

Dessa forma, a Russel Serviços se mostra um negócio diferenciado que vem crescendo com base no respeito e boas práticas trabalhistas!

 

Entre em contato com os consultores da Russel através do e-mail: contato@russelservicos.com.br ou através dos telefones:

Rio de Janeiro: (21) 2223-0397

São Paulo: (11) 2892-4975 / (11) 2548-6510 / (11) 3138-6120

Espírito Santo: (27) 3029-3188

Minas Gerais: (31) 3657-9553

Paraná: (41) 3222-1356