Blog Russel Serviços > Logística > Saiba como a terceirização de TI pode melhorar a produtividade da sua logística
Saiba como a terceirização de TI pode melhorar a produtividade da sua logística |

Com o crescimento exponencial do mercado de varejo através do e-commerce, muitas empresas tiveram que mudar drasticamente seus processo para atender aos novos tipos de demanda que esse comércio digital necessita. Toda a relação entre antedimento, estoque e entregas é totalmente diferente nessa nova realidade e muitas empresas passaram a ter dificuldade para se adequar.

Com as compras 100% online, o principal critério de avaliação do serviço por parte dos clientes é a facilidade no pagamento e a velocidade e eficiência com que as compras são entregues. Para garantir intervalos curtos de entrega e manter os custos de frete baixos, é preciso que a empresa tenha estrutura robusta e organização para que a cadeia logística possa suprir toda essa demanda.

Além disso, garantir um bom manuseio da carga e a segurança e monitoramento dos objetos enquanto estão sendo transportados é essencial para uma logística de qualidade. Assim , o grande desafio é manter os processos logísticos alinhados às demandas atuais, buscando cada vez mais soluções  e aprimorando a cadeia logística e a equipe.

Diante desse cenário, as empresas de logística estão reunindo seus esforços para se alinhar à inovação e à transformação digital e nesse movimento, priorizando estratégias que favorecem o crescimento dos negócios e abrem vantagem em relação à concorrência em relação a todos esses pontos abordados.

Esse caminho passa pela total in tegração da tecnologia aos processos, visando cada vez mais reduzir a margem de erros e s custos desnecessários gerados por erros humanos. A adoção de novas tecnologias para a gestão de supply chain, com foco na satisfação do cliente está transformando dados em informações para oferecer entregas cada vez mais ágeis e personalizadas.

Integração entre TI e logística acelera resultados no setor

Quando um produto chega na hora certa, embalado da forma como o cliente quer, ele fica encantado com a experiência e a chance de comprar de novo naquela loja cresce consideravelmente. Por isso, é importante entender e dominar a jornada de entrega.

A seguir, vamos mostrar com mais detalhes como a interação entre as áreas de tecnologia e logística aceleram os resultados no setor logístico e as vantagens da terceirização de TI no processo de desenvolvimento de uma logística inteligente, a nova tendência de mercado.

Diante do cenário atual, com o aumento das demandas de TI e na busca de assumirem uma posição mais firme em relação às suas expertises, gestores de empresas de logística buscam novas estratégias para se posicionarem cada vez mais alinhados às áreas de negócio.

Assim, a terceirizarão de TI no setor de logística se tornou mais do que um investimento no futuro e acabou se tonando de fato uma necessidade para os dias de hoje. O principal objetivo é acelerar o processo de recrutamento e seleção de possíveis novos profissionais para a área e contar com a expertise de profissionais que atuaram em diversos projetos em logística.

De acordo com a pesquisa recente da Accenture, sobre os impactos do coronavírus na cadeia de suprimentos, um ciclo contínuo de mobilização contra riscos, percepção, análises, configuração e operação ajudará as companhias a adaptar o supply chain.

Entretanto, para isso, o levantamento aponta que as empresas deverão alavancar plataformas que comportem análises aplicadas, inteligência artificial e machine learning e ainda assegurar transparência de ponta a ponta.

Logística inteligente e a gestão do varejo

Com inteligência de negócios, baseada em análise de dados, principalmente com o uso de internet das coisas, em que caminhões, equipamentos, sensores, câmeras e outros dispositivos trocam informações em tempo real, o setor de logística avança para uma nova era digital.

Dessa forma, ao transformar os dados em inteligência, a partir de ferramentas de data analytics, a empresa de logística garante eficiência da cadeia de suprimentos, reduzindo custos, flexibilizando trajetos, entre outras ações que geram valor ao negócio.

No entanto, implantar novas tecnologias no setor de logística pode impactar diretamente na infraestrutura de TI da empresa. Por isso, a organização deve estar preparada para receber todas essas inovações. Porém, apesar dos desafios na implantação da logística inteligente na empresa, é seguro afirmar que os benefícios alcançados superam as dificuldades.

Assim, as empresas de logística interessadas em criar uma cultura de inovação precisam estar cientes de todas as vantagens de inovar e, acima de tudo, buscar parceiros confiáveis e com a expertise necessária para atingir os melhores resultados.

As vantagens de terceirizar o TI no setor de logística

Com o objetivo principal de auxiliar na competitividade das empresas de logística, a terceirização de TI oferece suporte nas operações, de modo que isso possa gerar valor aos serviços oferecidos pela organização.

Entre as 5 principais vantagens de implantar a estratégia de terceirização de TI no setor de logística, estão:

1. Estrutura de TI mais enxuta 

Quanto mais enxuta e sem desperdícios é uma operação, mais eficiente a empresa de logística é e mais lucro ela obterá com seus serviços. Assim também funciona em relação a equipe. Contar com profissionais especializados alocados no setor de TI, atuando junto ao time interno é um reforço em relação a mão de obra, sem precisar se preocupar com recrutamento, seleção e todo o suporte de recursos humanos.

2. Redução de custos 

A terceirização de TI traz para a empresa de logística uma redução de custos bastante significativa, uma vez que que possibilita uma diminuição drástica dos seus investimentos em formação de profissionais, e até mesmo em um departamento de recursos humanos especializado em contratar para a TI, assim como investimentos em estratégias de retenção desses profissionais.

3. Maior eficiência nas operações

Um aumento na eficiência nas operações é com certeza uma das principais vantagens da terceirização de TI no setor de logística, pois, parte da responsabilidade dos resultados desta área fica, contratualmente, com o fornecedor.

Eles tem a expertise e o conhecimento técnico para integrar os processos e transformar a cadeia de forma completa, otimizando todas as etapas de forma a reduzir os pequenos gargalos enfrentados anteriormente.

4. Mais qualidade nos serviços 

Uma empresa parceira, especializada em soluções de TI, tem expertise e experiência nas atividades do setor de tecnologia, proporcionando à empresa de logística maior qualidade nos serviços.

Alḿ de saber manusear as tecnologias, eles tem acesso facilitado a elas, permitindo que sua empresa sempre tenha os sistemas mais modernos e atualizados do mercado, possibilitado o máximo de ganho em eficiência.

5. Maior foco no negócio 

Com as atividades complementares do setor de TI sendo entregues para uma empresa terceirizada e especializada, as atividades principais do setor ganham mais atenção da equipe interna, que passa a focar em estratégias e soluções para geração de valor à empresa de logística, para uma melhor tomada de decisão do gestor.

No entanto, se você é gestor de uma empresa de logística, lembre-se: escolha um parceiro de terceirização de TI que se encaixe às suas necessidades. Se gestão de risco for algo fundamental para sua operação, procure empresas de soluções de TI com expertise nessa área.

Escolha o melhor parceiro em soluções de TI para logística

Agora que você já sabe como a terceirização de TI no setor de logística pode tornar uma empresa mais produtiva, é preciso saber como escolher o melhor parceiro para auxiliá-lo nas melhores soluções para o seu negócio.

Confira, a seguir, 5 dicas que devem ser consideradas para uma melhor tomada de decisão.

1. Qual a necessidade do setor.

Avalie qual a sua demanda e faça um levantamento das principais carências do setor de TI da empresa, principalmente no que diz respeito a novas tecnologias. 

2. Faça uma pesquisa detalhada.

Procure na internet, por meio de ferramentas e sites de busca, parceiros de soluções de TI capazes de atender a sua demanda em tecnologia da informação.

3. Busque por referências da área.

Peça indicação de amigos ou empresas que também utilizam serviços de terceirização de TI. Vale também checar avaliações de clientes, pessoalmente ou pela internet.

4. Procure por cases de sucesso.

Geralmente, empresas parceiras que oferecem terceirização de TI atestam sua competência por experiências relatadas. Essa é uma boa alternativa para avaliar como a empresa em questão trabalha. 

5. Estude os objetivos do parceiro.

Pesquise empresas que ofereçam soluções de TI focadas na sua área de atuação e busque parceiros alinhados às necessidades do seu negócio.

Se possível, verifique se o fornecedor já atuou com outras empresas do mesmo segmento que o seu e procure saber os resultados dessa parceria.


A Russel Serviços tem uma enorme gama de profissionais de TI para serem terceirizados, permitindo uma otimização de qualquer parte da equipe. Conosco você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h e faz isso de forma totalmente online!

Para saber mais ou requisitar um orçamento, envie um e-mail para contato@russelservicos.com.br.