Blog Russel Serviços > Administrativo > Quais os principais motivos que fazem um funcionário pedir demissão?
Quais os principais motivos que fazem um funcionário pedir demissão? |

Nem sempre uma empresa consegue prever quando um de seus funcionários deseja pedir demissão, mas, isso pode causar grandes impactos em seu crescimento.

Uma vez que, além de influenciar diretamente nas produções e tarefas rotineiras da organização. A baixa de colaboradores gera custos trabalhistas e com os processos de Recrutamento e Seleção.

Então, para evitar que o custo de turnover seja elevado, é essencial que as mais diversas companhias conheçam os principais motivos que levam a recusa de seus colaboradores, de permanecer naquele ambiente. 

Causas Mais Comuns De Se Pedir Demissão

Podemos dizer então, que uma das principais formas de uma empresa se prevenir de colaboradores dando baixa, é conhecer os motivos que mais os movem a pedir demissão. Sendo eles:

  • Oportunidades de crescimento: segundo especialistas e consultores especializados no assunto, a falta dessa característica nas empresas é o maior motivo em disparado. Colaboradores preferem e se sentem mais motivados, em ambientes nos quais, veem verdadeiras chances de subir de cargo e alcançar níveis elevados;
  • Problemas de comunicação: a falta de assertividade na comunicação não é uma novidade no mercado de trabalho. Sendo esse um dos maiores causadores de conflitos entre colaboradores ou até mesmo seus gestores;
  • Falta de reconhecimento: um problema esse que, em geral, é atribuído aos gestores. Um funcionário que recebe feedbacks positivos esporadicamente, quando um bom trabalho está realmente sendo feito, encontra mérito em sua colaboração naquele ambiente. Já a falta de reconhecimento, o faz querer buscar isso em outros lugares;
  • Não ter um propósito: funcionários que não se sentem realizados com o que fazem, pois, não veem um propósito nisso é outra causa comum. Ou seja, existem muitos profissionais que buscam muito além da remuneração e benefícios. Parte então, das empresas entenderem se eles dão algo a mais, um sentido a fim de motivar seus funcionários;
  • Insatisfação salarial: enquanto para uns a falta de propósito é um problema, para outros é a baixa remuneração/comissionamento. Fazendo, assim, com que eles sintam que profissionalmente sua mão de obra e qualificações estão sendo desvalorizadas.

Formas de evitar a baixa de colaboradores

Como dito acima, se você quer se antecipar para prever e evitar que um colaborador vá pedir demissão, é preciso entender seus motivos. Logo, conhecendo-os é possível gerar mudanças na empresa.

Desse modo, os custos com turnover serão reduzidos e você terá uma equipe mais adequada a cultura organizacional de sua empresa.

Para alcançar isso, é importante que o setor de RH trabalhe com planejamento de carreira. Isso faz com que os colaboradores se sintam valorizados e enxerguem a possibilidade de realmente construir um futuro na companhia.

Junto a esse fator, os feedbacks podem estar presentes de modo a complementar o senso de reconhecimento. Bem como, para auxiliar no alinhamento de seus propósitos e os objetivos da empresa.

Outro aspecto importante é claro, investir em uma comunicação mais aberta, transparente e clara que favorece os mais diversos processos rotineiros.

Assim como, é importante oferecer salários compatíveis com as competências e qualificações dos funcionários. Considerando, é claro, sua vaga e hierarquia ocupadas.

Mas, investir em um processo de Recrutamento e Seleção adequado é uma das melhores formas de garantir que sua empresa seja formada por colaboradores que vestem a camisa e se sentem parte do time.

Para isso, você pode contar com os serviços da Russel Serviços. Uma empresa carioca especializada na seleção de colaboradores e na prestação de serviços terceirizados no mercado nacional.

Entre em contato com os consultores da Russel através do e-mail: contato@russelservicos.com.br ou através dos telefones:

Rio de Janeiro: (21) 2223-0397

São Paulo: (11) 2892-4975 / (11) 2548-6510 / (11) 3138-6120

Espírito Santo: (27) 3029-3188

Minas Gerais: (31) 3657-9553

Paraná: (41) 3222-1356