Blog Russel Serviços > Logística > Motorista de Caminhão: o atual gargalo da logística no Brasil
Motorista de Caminhão: o atual gargalo da logística no Brasil |

Um dos setores mais importantes da economia brasileira, seja na geração de empregos ou em participação no PIB, é o logístico. Entretanto, o segmento enfrenta grandes desafios no mercado de hoje, principalmente em relação à mão de obra. Segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral, um dos maiores gargalos do País é a falta de motoristas de caminhão. Calcula-se que o déficit atinja 13% da frota das empresas, representando um número de cerca de 100 mil motoristas.

A escassez tem dificultado a vida das transportadoras e produtores seja do setor industrial, agronegócio, varejo, petroquímico e outros. O contingente de motoristas é comprometido por diversos fatores, como congestionamentos, má qualidade das rodovias e inclusive a alta tecnologia dos novos caminhões, que amedronta os profissionais, especialmente os mais velhos, acostumados a veículos manuais.

Terceirização de Mão de Obra - Motorista - Russel Serviços

A falta de motoristas capacitados e qualificados se encaminha para se tornar o maior gargalo do setor de transporte rodoviário de cargas, superando inclusive os problemas decorrentes da precariedade da infraestrutura no País. Dentro deste panorama, para ajudar na busca de recursos humanos, algumas empresas de logística estão buscando parceiras especializadas no fornecimento de mão de obra.

A demanda por mão de obra em logística em nossa empresa tem aumentado nos últimos meses. Um de nossos parceiros optou inclusive por contratar conosco todos os motoristas de sua frota de caminhões. Além da implantação rápida e com documentação completa, nossos parceiros têm a garantia de receberem profissionais qualificados e aptos para o trabalho”, afirma Hugo Leonardo, CEO da Russel Serviços, empresa do Rio de Janeiro especializada no fornecimento de mão de obra.

Confira aqui a lista de profissionais de logística disponibilizados pela Russel Serviços.