Blog Russel Serviços > Logística > Logística reversa: dificuldades e solução
Logística reversa: dificuldades e solução |

Antes de tudo, é preciso entender que a logística reversa é considerada um instrumento de desenvolvimento econômico e social, caracterizada por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos do setor empresarial. O objetivo é reaproveitar esses resíduos em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos. Os sistemas de logística reversa podem ser implementados por meio de acordos setoriais, regulamento expedido pelo Poder Público ou termos de compromisso.

Porém, ainda que ofereça diversas vantagens no contexto da sustentabilidade, a logística reversa é de alto custo para os gestores do segmento. O volume movimentado pela área aumenta a cada ano e isso influencia diretamente na produtividade e nos custos dos centros de distribuição, gerando também despesas administrativas em função dos controles necessários. Uma empresa de logística que tem o plano de logística reversa implantado precisa se preocupar com a coleta, recebimento, inspeção, triagem e classificação do material, podendo existir a necessidade de reparo.

Junto a isso, existe a necessidade de um extenso controle documental, envolvendo lançamentos contábeis, questões fiscais, laudos técnicos e atualizações nos sistemas operacionais. É preciso rever a infraestrutura existente, o modelo operacional e as políticas para gestão do fluxo reverso. Além de lidar com o encarecimento da mão de obra e a falta de recursos e funcionários de qualidade.

Então, qual seria a melhor alternativa para facilitar a vida de um gestor que trabalha com a logística reversa? Levando em consideração a falta de profissionais qualificados em cargos como operador de empilhadeira, supervisor e analista, optar por mão de obra terceirizada é uma boa solução. Existem empresas que fornecem mão de obra capacitada e qualificada de forma rápida e fácil, a Russel Serviços é uma delas. No mercado há 12 anos, a Russel Serviços já ganhou prêmios e certificados de qualidade, além de entregar o profissional em até 48 horas, com toda documentação resolvida. “Além da facilidade de contratar todos os profissionais que preciso online, economizo tempo e recursos que gastaria em processos de recrutamento, seleção e toda a documentação e burocracia inerentes”, afirmou Jane Barbosa, diretora da LV Logística.

Ficou interessado? Confira nossos profissionais de logística, clicando aqui.