Blog Russel Serviços > Recursos Humanos > Empresas terceirizam mão de obra para evitar passivos trabalhistas
Empresas terceirizam mão de obra para evitar passivos trabalhistas |

05-06-2014 – São Paulo – O MPT-RJ (Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro) entrou com ação civil pública pedindo que todos os selecionados para o programa de trabalho voluntário da Fifa para a Copa do Mundo sejam contratados com carteira de trabalho assinada. Foto Rafael Neddermeyer/ Fotos Publicas

Hoje no Brasil são inúmeros os desafios enfrentados pelas empresas de diferentes portes e segmentos. A crise econômica, desemprego e instabilidade política, entre outros fatores, acabam por fazer do mercado um terreno muito frágil, onde todo o cuidado é pouco para que o negócio não vá à falência. Neste panorama, empresários estão optando por terceirizar mão de obra para evitar um dos grandes inimigos de qualquer gestor: os passivos trabalhistas.

Os tipos mais comuns de descumprimento dos direitos trabalhistas são a falta de registro do contrato de trabalho na Carteira de Trabalho e Previdência Social do empregado, a falta de pagamento das horas extras, o não recolhimento dos encargos sociais sobre a parte variável do salário, em especial, das comissões, entre outros. Com a terceirização de profissionais, toda a gestão de encargos e benefícios ficam sob responsabilidade da empresa prestadora do serviço, como a Russel Serviços, que realiza toda a gestão dos funcionários.

A gestão de mão de obra é coisa séria. Já tivemos muitos prejuízos por conta de passivos trabalhistas e com esta crise, não podemos nos dar ao luxo de correr tais riscos, pois um deslize ou falta de atenção adequada pode colocar todo o negócio a baixo. Optamos então por contar com uma parceira especializada, como é a Russel Serviços. Além da facilidade de contratar os profissionais que preciso pelo site, eles realizam a implantação de forma muito rápida, com toda a documentação necessária. Minha única preocupação passa a ser o gerenciamento dos serviços dos colaboradores e tendo algum problema, a Russel substitui o profissional em até 24 horas. Nossa produtividade e agilidade na gestão cresceram muito, sem falar na redução de custos ”, conta Araújo Fischer, empreiteiro da ALCRO Engenharia.

Na Russel Serviços a contratação de profissionais é parte de um rigoroso processo interno, como explica Elda Lopes, Gerente de Departamento Pessoal: “Temos todo o cuidado para oferecer uma contratação efetiva e sem problemas aos nossos parceiros. Depois de receber os profissionais selecionados por nossa equipe de RH, iniciamos nosso processo onde levantamos toda a documentação, benefícios e encargos incidentes sobre os salários a serem pagos como Fundo de Garantia por tempo de serviço, décimo terceiro salário, INSS, férias com adicional de 1/3, repouso semanal remunerado, entre outros”.

“Nosso foco é facilitar a vida dos gestores. Além da ferramenta de contratação online, inovação que trouxemos ao mercado brasileiro neste ano, toda a mão de obra é gerenciada por nossa equipe, o que otimiza a gestão, os processos internos e minimiza os riscos de nossas empresas parceiras”, afirma Hugo Leonardo, CEO da Russel Serviços.

Confira aqui os profissionais oferecidos pela Russel Serviços em diversos segmentos.