Blog Russel Serviços > Bares e Restaurantes > Cozinheiro: dicas de como encontrar o profissional certo
Cozinheiro: dicas de como encontrar o profissional certo |

dicas de como contratar cozinheiroPara quem trabalha no setor alimentício, a principal preocupação é a qualidade do que é servido aos clientes. Dos valorosos pratos refinados aos lanches de beira de estrada, contar com um bom cozinheiro é essencial.  Isso para que o seu negócio dê certo e torne-se referência.

Na hora de contratar o cozinheiro ideal é preciso se atentar em algumas características primordiais. Além do amor pela culinária, que esse profissional deve ter. Sendo elas:

Concentração

Cozinhar é um trabalho complexo, que exige seguir rigorosamente etapas e procedimentos. Tudo para o preparo dos alimentos não prejudique o trabalho final. O cozinheiro prepara diversos pratos diferentes ao mesmo tempo. E, para isso, deve ser capaz de se concentrar em várias coisas simultaneamente. É necessário executar tarefas distintas, sem perder a qualidade em seu trabalho.

Higiene e organização

A higiene e organização são qualidades necessárias a qualquer profissional. Mas, no caso em questão, estamos falando de um nível de limpeza superior a qualquer outro. Seu ambiente de trabalho, suas roupas e seus métodos precisam ser os mais higienizados possíveis. O uso de aventais e toucas é indispensável. Na cozinha, organização e limpeza são inseparáveis. Pois o simples fato de guardar ingredientes juntos pode comprometer a qualidade da comida, mesmo que estejam bons e limpos!

Sensibilidade e flexibilidade

Cozinhar é um processo muito delicado e é preciso sensibilidade para entender as sutilezas que formam uma boa comida. Um bom cozinheiro entende a diferença que uma pequena pitada de sal ou um grão a mais de pimenta pode fazer. E sabe trabalhar os ingredientes para formar diferentes sabores. Ao mesmo tempo, é importante que essa sensibilidade também ande junto com a flexibilidade. Isso para alterar pratos e encontrar esses sabores quando os clientes ou o gerente do restaurante desejarem. Mesmo que eles não sejam os preferidos pelo seu paladar! Cozinhar bem é saber cozinhar para todos e não apenas para si.

Respeito aos métodos de segurança

A cozinha é um ambiente perigoso e, se não forem seguidos procedimentos de segurança adequados, as chances de acidentes são grandes. A forma correta de colocar as panelas no fogo, manusear objetos quentes e armazenar facas e objetos cortantes são exemplos de métodos que devem ser aprendidos e seguidos, não só pelo cozinheiro, mas por todos que frequentam o ambiente. É de sua responsabilidade não apenas conhecê-los e praticá-los, mas também garantir que toda a sua equipe o faça!

Prazer em aprender sempre

A culinária é uma área em constante mutação e desenvolvimento. O bom cozinheiro é aquele antenado em aprender novos pratos ou uma nova forma de fazer um antigo. Quanto mais versátil o cozinheiro for, mais valorizado será o estabelecimento que ele trabalha.

Além de todos esses detalhes, na hora de contratar cozinheiros eficientes é necessário além da técnica, identificar um perfil profissional que tenha postura, responsabilidade, disciplina e cordialidade.

Como contratar o cozinheiro ideal?

O desafio para donos e gerentes de restaurantes, lanchonetes e hotéis é encontrar o cozinheiro disponível no mercado que se enquadre nas características expostas acima. Por isso, é comum vermos alta rotatividade em equipes de cozinha e isso pode causar prejuízos e levar o negócio ao fracasso. Uma solução que muitos negócios utilizam é terceirizar cozinheiros treinados e experientes.

Umas das empresas especializadas no fornecimento de mão de obra operacional é a Russel Serviços,  que está há mais de 12 anos no mercado atendendo aos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. O maior diferencial da Russel é a implantação do profissional qualificado em até 48h, com toda documentação resolvida.

A Russel possui um e-commerce que possibilita a contratação da mão de obra 100% online. Através de um celular ou tablet, o gerente e/ou responsável pode contratar o trabalhador desejado de forma rápida e segura, com pagamento facilitado.

A Russel também oferece 150% de garantia em seus serviços, onde em casos de necessidade, a empresa realiza a reposição e substituição do profissional em até 24h, sem custo adicional. Dessa forma, seus clientes ganham praticidade, agilidade e reduzem seus custos.