Blog Russel Serviços > Terceirização > Devo ou não terceirizar? 4 motivos para escolher a terceirização
Devo ou não terceirizar? 4 motivos para escolher a terceirização |

Em tempos de crise, empresas de diversos setores estão com suas atividades reduzidas, realizando demissões em massa e tentando sobreviver. E qual a relação da polêmica terceirização com essa conjuntura atual? Apesar das muitas dúvidas sobre o assunto, a realidade é que a terceirização é vantajosa, pois é uma ótima forma de otimizar recursos estrategicamente . Pensando nisso, vamos explicar o porquê escolher a terceirização na contratação de mão de obra operacional.

1) Ganhe foco administrativo

Segundo a Fundação Dom Cabral, 80% das empresas reclamam do custo e da dificuldade de conseguir mão de obra. Afinal, toda empresa quer ter tempo para focar no próprio negócio e aperfeiçoá-lo cada vez mais. Dessa forma, terceirizar é a melhor opção, pois dentro deste panorama, vamos imaginar a seguinte situação: sua empresa precisa contratar um profissional e com isso iniciar uma série de processos. Para começar, é necessário traçar um perfil, e em seguida anunciar a vaga em sites e veículos de vagas, realizar triagem e análise de currículos, entrar em contato com candidatos, agendar e realizar entrevistas. E muitas das vezes, nestas seleções, não se encontra o candidato ideal pela sua falta de expertise e com isso você precisará refazer todo o processo. Você terá tempo e dinheiro fazer tudo isso novamente?

Agora vamos imaginar que você encontre o profissional que precisa. Neste momento então se inicia um novo processo que são as etapas burocráticas, como elaboração de contrato de trabalho, abertura de conta do colaborador e exame médico, onde você precisa agendar com uma clínica especializada de exames admissionais cujo resultado levará de 5 a 10 dias. Depois de feito o exame, em alguns casos serão necessários a realização de treinamentos específicos como por exemplo  treinamento admissional, normas de segurança para alguns ambientes de trabalho ou as famosas NR 10, NR18, e NR 35, entre outras. Você ou sua equipe estão preparados para dar estes treinamentos?

Digamos que você fez todos os passos acima para contratar o profissional e resolveu toda a parte burocrática dentro dos trâmites legais, gastando com isso cerca de 35 a 45 dias.  Após o início do trabalho, ao se passar alguns semanas você percebe que  o profissional não é adequado para as tarefas e que insistir com ele lhe causará prejuízos futuros. Já parou para fazer esta conta? Você precisará reiniciar todo o processo de contratação e consumir novamente todo o tempo necessário. Você está preparado?

2) Você não precisa perder tempo

Um dos diferenciais da terceirização é a possibilidade de substituição e reposição do funcionário para evitar o problema citado acima. Se o funcionário não estiver apto para suas funções ou não se adequar ao perfil desejado, ao invés de refazer todo o processo de contratação, a empresa terceirizada poderá fazer a reposição por outro colaborador dentro do perfil desejado.

3) Livre-se da burocracia

Mais um ponto positivo na terceirização é que o cliente pode se ver livre de toda papelada de contratação e burocracias, já que essa parte é papel da empresa contratada. O cliente também fica livre de possíveis passivos trabalhistas, já que a responsabilidade é toda assumida pela empresa que fornece a mão de obra.

4) Diminua seus custos

A terceirização proporciona a redução dos custos, obtido pela economia de escala e substitui os custos fixos com manutenção de estruturas internas. Isso gera a melhoria da qualidade do serviço, com o aparecimento de empresas altamente capacitadas em dar respostas rápidas e confiáveis a seus clientes.

5) Terceirizar é investimento. Ganhe competitividade

Com todos estes motivos acima, ficou claro que terceirização é investimento e inúmeras empresas no mundo optam por terceirizar para ganhar competitividade em um mercado cada vez mais global. Terceirizar lhe faz ganhar tempo para focar nos problemas que realmente importam para seu negócio. Para isso, se faz necessário buscar parcerias confiáveis como é o caso da Russel Serviços presente no mercado de fornecimento de mão de obra operacional há 12 anos. Oferecendo até mais diferenciais, como a substituição/reposição do funcionário em até 24 horas e sem custos adicionais.  A Russel tem, além disso, outra vantagem importante: a implementação do profissional em até 48 horas, com documentação completa e uniforme. Nesse sentido, a empresa recebeu um prêmio da Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação por ser a única empresa do Brasil a entregar mão de obra operacional em apenas 2 dias.

mao-de-obra-terceirizada-consultores-russel-servicos