Blog Russel Serviços > Construção Civil > Construção Civil. Dicas de como reduzir os gastos
Construção Civil. Dicas de como reduzir os gastos |

De que forma podemos conter os gastos em um mercado cada vez mais competitivo? Este é um desafio frequente na gestão de qualquer tipo de empresa. No ramo da Construção Civil não é diferente, o objetivo é aumentar o lucro e reduzir as despesas, sendo assim podemos conferir algumas dicas que podem ajudar a melhorar o desempenho de quem atua no segmento.

 

 

Planejamento

Um bom planejamento é a base de sucesso para qualquer obra, pois ele é quem definirá todos os seguintes passos. Na Construção Civil o planejamento é tão importante quanto a execução de todo o serviço.

Para se formular um bom planejamento é necessário que se detalhe ao máximo tudo o que se pretende executar, sendo assim coloque tudo no papel. Preveja suas ações, custos, prazos, estratégias e toda a dinâmica do projeto.

Será nesta fase que você verifica se sua empresa possui ou não verba o suficiente para cobrir os custos do que pretende ser executado, e se o projeto lhe trará lucro. Faça um estudo e absorva o máximo de informações possíveis como por exemplo:

 

  • Equipamentos e ferramentas a serem utilizados;
  • Gasto para execução da fundação;
  • Gastos e orçamentos para preparação do terreno;
  • Gastos de terceirização e/ou contratação de mão de obra;
  • Prazos da obra;
  • Remuneração da construtora;
  • Custos dos projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, hidrossanitários, prevenção de incêndio, ambientais, entre outros;
  • Custos da regularização e licenciamento de obra;
  • Cálculo de orçamento de obra;
  • Cronograma de obra organizado;
  • Cálculo do ROI;
  • Cálculo de BDI;

Evite parar sua obra

Se existe outra coisa que não pode ser desperdiçada em obra além do investimento financeiro, é justamente o tempo. Esses atrasos por consequência acabam gerando um maior gasto de dinheiro e estão na maioria das vezes relacionadas a um mal planejamento.

Muitas vezes por conta dessa falta de atenção acaba faltando material para a execução do trabalho e deixando a mão de obra parada. Caso a quantidade requerida no planejamento esteja errada irá prejudicar todo o funcionamento da obra.

Mão de obra

Uma das principais preocupações ao começar em uma empreitada é a contratação de quem irá executar os serviços, sendo assim a mão de obra é peça fundamental para um bom andamento do projeto. As empresas devem estar em alerta quanto a contratação e possíveis falhas nesse quesito, pois sempre há riscos. É preciso fazer uma correta distribuição das demandas de serviços a serem executados e o tempo previsto para a entrega.

Outra situação a ser pensada é a questão do modo de contratação dessa mão de obra. Na grande maioria das vezes o tipo de contrato efetuado nesse tipo de trabalho vem a ser o terceirizado onde há empresas que cuidam de toda a burocracia e garantem uma mão de obra qualificada, como é o caso da Russel Serviços, especializada no fornecimento de mão de obra operacional.

Além de toda a documentação necessária, um bom treinamento do pessoal também é essencial pois desta forma o serviço será realizado com maior competência, evitando assim futuros acidentes, falta de técnica e até profissionalismo de quem irá executar o trabalho


 

A exemplo disso a Russel Serviços que atua no mercado há mais de 14 anos oferecendo mão de obra qualificada e capacitada para diversas áreas inclusive na Construção Civil. Com implementação de 48h e substituição sem nenhum custo adicional.

Um bom treinamento também é essencial pois desta forma o serviço será realizado com maior competência, evitando assim futuros acidentes, falta de técnica e até profissionalismo de quem irá executar o trabalho.

 

Tecnologia e Comunicação

A participação do gestor é essencial para um bom ritmo da obra e conferir pessoalmente todos os pontos da execução pode diminuir as chances de erros. Os canteiros de obras possuem a necessidade de uma gestão. Sendo assim crie um canal de comunicação, se faça presente.

A precisão e a velocidade proporcionadas por ferramentas tecnológicas também facilitam o acompanhamento do cronograma físico-financeiro da obra, além da integração ao mapa da empresa. Dentro do ramo da Construção Civil isto é ideal.

“Para conectar os canteiros de obras ao escritório de projetos e ao setor administrativo da construtora, é fundamental contar com a tecnologia. Sistemas de gestão integrados permitem que você faça uso de recursos, como apontamento de mão de obra, diretamente no canteiro de obras, de forma automática e integrada.”

(Tomás Lima)

 

E você? Conhece o trabalho da Russel Serviços?

Entre em contato conosco através do email: contato@russelservicos.com.br ou através dos telefones:

Rio de Janeiro: (21) 2223-0397
São Paulo: (11) 2892-4975 / (11) 2548-6510 / (11) 3138-6120
Espírito Santo: (27) 3029-3188