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Equipe de vendas: como montar um grupo de sucesso |

como ter uma equipe de vendas de sucessoO maior objetivo das empresas, de qualquer tamanho ou segmento de mercado, é um só: vender mais. Por isso é bom ter uma equipe de vendas. Nesta época de fim de ano, com as festas de confraternizações, o comércio está acelerando seus negócios.

Por isso, para atender toda essa demanda e seu respectivo público é preciso contar com uma equipe de vendas de sucesso. Assim, a lucratividade e a boa reputação da instituição será mais um motivo de comemoração para os gestores do Varejo.

Bons vendedores conquistam a confiança dos clientes. Por serem verdadeiros consultores, eles vão além de destacar os benefícios de um produto ou serviço. Mas criam valor para eles de várias formas. Vamos listar algumas orientações para você que é gerente, supervisor ou proprietário de loja. Tudo para que consiga destaque em seu nicho de mercado. Confira abaixo:

Monte um processo estruturado de vendas

Um dos maiores problemas de vendas é a falta de processo, ou utilizar um processo desestruturado, que não foi testado e otimizado para gerar mais lucro. Procure entender o seu público e a jornada pela qual os clientes passam, desde a fase de descoberta até o fechamento do acordo. Assim, terá melhores condições de montar um processo eficiente.

Defina metas claras e foque nos resultados

Ninguém conquista seus objetivos sem saber quais são eles, não é mesmo? Sendo assim, deixe claras as metas que pretende alcançar, e seja o mais específico possível ao fazer isso. Em vez de planejar “aumentar as vendas no próximo ano”, seria muito mais produtivo definir “aumentar as vendas em 15% na região Sudeste”, por exemplo.

Atendimento baseado na necessidade do cliente

Vender sem conhecer bem os clientes é a fórmula certa para perder tempo e dinheiro. Imagine quanto esforço extra seria necessário para bater as metas? E não basta só entender os clientes como um todo  , é preciso conhecer o comportamento e as necessidades de cada um, a fim de ajudá-los de forma personalizada e conquistar sua confiança.

Tenha um constante feedback

Por mais que você esteja presente nas operações diárias do seu time de vendas, são eles que estão na rua todos os dias e enfrentam os problemas mais comuns. Por outro lado, você tem uma visão mais ampla e imparcial do negócio como um todo. Então, a troca de feedback por meio de conversas descontraídas e francas é uma excelente forma de alinhar os pensamentos e corrigir pequenos problemas logo que surgirem.

Estabeleça valores a seguir

Os funcionários são os principais responsáveis pela reputação das empresas. Uma falta num dia movimentado, ou um mal atendimento, por exemplo, podem manchar a imagem de uma loja. Para que esse problema não vire rotina e prejudique seu comércio é imprescindível estabelecer valores de ética e moral. Coloque os valores empresariais em evidência desde o início e se certifique de que esses princípios serão cumpridos com o passar do tempo.

Muitos reclamam do quanto vendedores não têm escrúpulos e só se importam em fechar a venda a qualquer custo. Devido a isso o período de alta no varejo exige trabalhadores ágeis, experientes, bem treinados, dispostos a bater metas e a atender da melhor forma seu público, seja no ambiente interno ou externo da instituição.

Contrate mão de obra qualificada

O desafio para muitos gestores é  contratar vendedores capacitados, pois, recrutar, selecionar e integrar profissionais qualificados leva tempo e custa caro. Uma saída é contar com profissionais experientes e treinados, implantados por uma empresa terceira. A Russel Serviços por exemplo, especialista em terceirização de mão de obra, há mais de 12 anos, atua em SP e no RJ, em diversos segmentos. E tem como diferencial a implantação do profissional em até 48h, devidamente uniformizados, com seus respectivos EPI’s e documentação completa.

Além de vendedores, a Russel oferece outros profissionais do ramo varejista como: promotores, balconistas, caixas, repositores, entre outros.

Para saber mais sobre a Russel e seus benefícios clique aqui.

Ficou claro que o segredo para se destacar nas vendas está na disciplina técnica aliada a bons profissionais?! Então aproveite para colocar em prática todas as dicas apresentadas!