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Bares e restaurantes: 7 dicas para cortar os custos |

bares e restaurantesO setor de bares e restaurantes possui o enorme desafio de diminuir despesas. Pois, além do alto custo de administração do negócio e carga tributária, ele também enfrenta uma luta diária pela escassez de mão de obra qualificada.

A rotatividade de funcionários e os diversos fluxos de serviços impõem aos proprietários, gerentes e administradores do ramo encontrar soluções que garantam redução de prejuízos e consecutivamente destaque neste competitivo mercado.

Para não perder para a concorrência, muitos empreendedores do setor não repassam todos os aumentos para o consumidor, trabalhando com margens cada vez mais estreitas. A solução para vencer esse impasse é seguir algumas medidas que ajudam a cortar custos. Confira a seguir!

Reveja o seu cardápio constantemente

Elimine os pratos com menor saída, custos altos ou que utilizem ingredientes especiais que não são utilizados em outras opções. É caro manter esses produtos no estoque.

Faça compras inteligentes

Compre semanalmente para aproveitar as melhores ofertas e não acumular mercadorias no estoque. Você também pode fazer parcerias com outros estabelecimentos, criando um grupo para compras conjuntas a fim de negociar os melhores preços. Peça a sugestão aos seus fornecedores sobre opções de insumos mais baratos, mas que não comprometam a qualidade dos seus pratos.

Melhore a gestão do seu estoque

Mantenha seu estoque reduzido, garantindo maior controle e evitando desperdícios. Confira a data de validade dos produtos na entrada e inclua na rotina a rotulagem dos perecíveis para minimizar a deterioração.

Desenvolva padrões operacionais

A ficha técnica dos seus pratos é essencial! Fica fácil qualquer funcionário reproduzir a receita sem gastar mais matéria prima ou comprometer o sabor.

Evite desperdícios do cliente

Avalie se o tamanho das porções de comida estão de acordo com as demandas dos clientes. Essa também é uma boa maneira de evitar desperdícios.

Mantenha o controle financeiro

Defina os seus preços não pela disputa com a concorrência, mas se baseando no custo da sua produção.

Conte com bons profissionais

Sabemos que os colaboradores são a base do sucesso de qualquer empresa e se tratando de estabelecimentos que envolvem atendimento direto às pessoas, como bares e restaurantes, a equipe faz toda a diferença.

Um bom funcionário deve ser capaz de transmitir profissionalismo durante toda a sua jornada de trabalho. As características importantes de funcionários profissionais são: discrição; atenção com os clientes e colegas; paciência; honestidade; pontualidade; facilidade de comunicação; capacidade de trabalhar em equipe.

Outro ponto crucial é o treinamento de uma linguagem e abordagem adequadas para o trato com os clientes. É preciso que os colaboradores tenham um mínimo de formalidade e evite brincadeiras ou posturas dúbias que possam gerar indisposições.bares e restaurantes

Como contratar bons profissionais

Contratar pessoas qualificadas acaba sendo um dos aspectos mais frustrantes de qualquer negócio. Descobrir como contratar empregados para o restaurante pode seu uma tarefa mais difícil ainda. Em alguns restaurantes, a rotatividade de funcionários chega a ser uma constante, o que leva a ineficiência e outros problemas dentro da empresa.

Você espera encontrar alguém com experiência, mas normalmente acaba contratando uma pessoa nova que precisa de treinamento? Isso leva tempo, o que a maioria dos donos de restaurante não possuem.

No entanto, esse problema pode ser resolvido ao contratar mão de obra através de empresas especializadas, como a Russel Serviços.

Você pode contratar sob demanda:
Em períodos de férias escolares, passagem de ano e na badalada estação do verão, aumentam os fluxos de trabalhos, por isso é necessário aumentar o efetivo para atender o maior número de clientes. Nesse caso, a melhor opção de é contratar temporariamente, ou seja, de acordo com a demanda específica do estabelecimento.