Blog Russel Serviços > Construção Civil > 3 tendências em construção civil para os próximos anos
3 tendências em construção civil para os próximos anos |

A construção civil é um dos setores nacionais que mais foi afetado pelas crises econômicas dos últimos anos, mas, que no ano de 2019 experimentou uma fase de recuperação.

Ou seja, para 2020 em diante existe uma chance de crescimento, mesmo que lento. Contudo, sai à frente do mercado quem se atenta às mudanças.

Uma vez que, para voltar ao desenvolvimento visto antes da recessão econômica, esse setor vem se reinventando. Indo assim, desde a implementação de novas tecnologias até mesmo na capacitação de profissionais para os novos modelos sustentáveis de construção.

Tais mudanças visam destacar profissionais e empresas com diferencial de mercado, apontando assim, quem tem buscado qualificação mesmo em meio à crise do setor.

Além disso, a busca por terceirização que é comum na área civil, se torna ainda mais exigente. Frente a isso, a Russel Serviços oferece diferentes soluções!

 

 O Que Esperar Para Construção Civil Nos Próximos Anos?

Vimos que a construção civil vem lentamente se reerguendo nesse mercado, separamos neste artigo dicas de 3 tendências que iremos ver crescendo nesse setor.

Por isso, se você possui uma empresa ou é um profissional da área, é importantíssimo conhecê-las e buscar sua qualificação!

1. Robótica e sistemas automatizados:

Nos últimos anos, o número de novas tecnologias vem crescendo em basicamente todos os setores do mercado mundial.

O mesmo não seria diferente na construção civil. Por isso, a engenharia vem se beneficiando da automação e robótica através de inovações como:

  • Softwares de automação integrados: todos os setores vêm, nos últimos anos, implementando ferramentas desse tipo em sua gestão. Dentro da construção civil, a automação reduz os custos da produção e a má utilização da mão de obra em processos que podem ser atribuídos a inteligência artificial. Em relação à diminuição de gastos, é importante destacar a redução do desperdício de matérias primas e custos com emissão e armazenamento físico de documentos. Nos canteiros de obras, o uso de robótica também se tornará uma realidade e os sistemas de automação servem ainda para um melhor controle e gestão desses “equipamentos”. Em relação à integração, aqui estamos falando de compartilhamento de dados em tempo real. Através de plataformas digitalizadas que conectam diferentes setores envolvidos no mesmo processo. Tudo isso já é possível, pois, esses recursos estão associados ao armazenamento em nuvem;
  • Robótica de pré fabricados: uma realidade que há pouco tempo parecia distante no Brasil, hoje, surge como um diferencial presente em nosso mercado. A robótica será cada vez mais vista e implementada nos canteiros de obra. Isso porque o uso desse tipo de inteligência artificial possibilita a redução de desperdícios e suprem o aumento da demanda nesse setor.

2. Sustentabilidade na construção civil:

A preocupação com o meio ambiente não é algo novo nesse mercado, contudo, as exigências acerca do controle dos impactos ambientais se tornam cada dia maior.

Frente a isso, o planejamento de estratégias amigáveis ao meio ambiente é essencial. Toda implementação de uma nova metodologia precisa ter um processo bem definido. O que garante que o andamento das operações siga os padrões determinados pela tecnologia sustentável incorporada na construção.

Nesse aspecto de sustentabilidade, o aproveitamento de recursos é uma das metodologias aplicadas. Tal como, a reciclagem de concreto que é um dos maiores emissores de CO2 na atmosfera.

3. Aplicação de energias renováveis:

Considerando ainda, a implementação da sustentabilidade dentro das construções civis, é importante destacar esse outro aspecto.

Já que o uso de energia não renováveis estimula a escassez de recursos e alterações climáticas. Decorrentes assim, dos poluentes presentes em grande parte delas.

Para o ano de 2020, vemos um crescimento no uso daquelas fontes de energias consideradas então, inesgotáveis, tais como:

  • Eólica;
  • Solar;
  • Hídrica;
  • Biomassa;
  • Geotérmica;
  • Marés e ondas.

Vale ressaltar que serão precisos investimentos iniciais que podem ser um pouco elevados, para a adaptação a esse tipo de recurso.

Em todo o caso, visa-se o emprego para esse uso de duas formas. Um deles é através da geração de energia durante as obras. Já a outra forma, é através da viabilização de mecanismos de sustentação e autoconsumo próprio para produção de energia.

Russel Serviços Na Construção Civil

Uma prática já bastante conhecida, mas, que deve acompanhar as novas metodologias do mercado. Permitindo assim que as empresas possam desfrutar dos benefícios oferecidos por ela, ao invés de saírem prejudicados pela falta de qualificação profissional, com colaboradores que não se adequam e capacitam frente às mudanças.

Considerando esse aspecto, a Russel Serviços também trabalha para se destacar no mercado e oferecer o melhor aos seus clientes.

O benefício que mais agrega ao mercado de construção civil é a sua entrega de mão de obra qualificada em até 48 horas. Tudo isso, com todas as documentações e encargos trabalhistas em ordem.

Possuindo um amplo banco de dados, a empresa é capaz de oferecer a substituição de funcionários em até 24 horas e sem custos adicionais para os clientes, em casos de:

  • Não adaptação;
  • Descumprimento de tarefas;
  • Não se encaixar no esperado;
  • Entre outros.

A Russel trabalha dando todo suporte, capacitação profissional e disponibilizando profissionais uniformizados e preparados para o serviço.

Com isso, os gestores de obras e engenheiros podem se concentrar em suas atividades principais, perdendo menos tempo com os processos burocráticos e com questões trabalhistas relacionadas às obrigações, benefícios e encargos.

Vantagens da terceirização:

  • Operações mais qualificadas: a terceirização auxilia as empresas na escolha de profissionais realmente especializados e capacitados para suas atividades. Logo, tornando possível um aumento no desempenho e qualidade em todas as etapas da construção;
  • Redução dos custos: uma das maiores vantagens da terceirização é a possibilidade de reduzir os impactos financeiros com a contratação de mão de obra. Custos com equipe interna de RH, departamento pessoal, férias, 13º. Salário, entre outros, são provisionados pela empresa especializada em terceirização, que fica responsável pelo pagamento de encargos, capacitação, documentações e tudo mais;
  • Previsibilidade financeira: a atuação através de empresas terceirizadas, faz com que os custos da construção se mantenham os mesmos praticamente em toda sua duração. O que faz com que os analistas financeiros consigam analisar melhor os custos de todo o processo, mantendo o planejamento e gestão financeira em ordem.

Entre em contato com os consultores da Russel através do e-mail: contato@russelservicos.com.br ou através dos telefones:

Rio de Janeiro: (21) 2223-0397

São Paulo: (11) 2892-4975 / (11) 2548-6510 / (11) 3138-6120

Espírito Santo: (27) 3029-3188

Minas Gerais: (31) 3657-9553

Paraná: (41) 3222-1356