Blog Russel Serviços > Bares e Restaurantes > Bares e restaurantes: como contratar os funcionários adequados
Bares e restaurantes: como contratar os funcionários adequados |

Sabemos que os colaboradores são a base do sucesso de qualquer empresa e se tratando de estabelecimentos que envolvem atendimento direto às pessoas, como bares e restaurantes, a equipe faz toda a diferença.
contratar funcionarios para bares e restaurantes

Além dos indispensáveis garçons bem treinados e educados, a recepção, o chef e os auxiliares de cozinha formam o time responsável pela reputação da instituição.

Apesar do número de empregados variar dependendo do tipo e tamanho do estabelecimento, em geral os profissionais são os mesmos. Confira:

Gerente

Uma cadeia de restaurante ou franquia pode ter um gerente geral para inspecionar a operação e assegurar que a qualidade da comida é consistente em todos os restaurantes. Já um pequeno restaurante, pode ter um gerente para realizar o mesmo trabalho, porém em um só local. Outras posições de gerência incluem: auxiliar administrativo (que pode ser responsável pelo quadro de horários dos funcionários e operações diárias) e um contador (alguém que lide com os assuntos financeiros, incluindo os pedidos, pagamentos aos fornecedores, folhas de pagamentos e impostos.

Chef

Todos os restaurantes precisam de uma pessoa responsável por cozinhar a comida. Em um restaurante refinado, essa pessoa é o chefe de cozinha, enquanto em uma franquia de fast food ele é o cozinheiro chefe. Ambos os restaurantes exigem funcionários de cozinha responsáveis por cortar e preparar e embalar as refeições seja para consumo local ou para entregas. Também são necessários lavadores de louça e cumins (auxiliares de garçom que recolhem os pratos sujos e limpam as mesas).

Garçons/atendentes

Não importa se você tem um restaurante refinado ou um estabelecimento de fast food, de qualquer maneira a comida tem que ir da cozinha para o consumidor. Os funcionários para essa posição variam de acordo com o tipo de restaurante. Um garçom ou garçonete irá anotar os pedidos e entregar os pratos de comida aos clientes em um restaurante que trabalhe com salão, enquanto um restaurante fast food tem um balconista que providencia a comida para o cliente.

Barman

Aquele profissional que trabalha em estabelecimentos servindo coquetéis (com bebidas alcoólicas ou não) aos seus clientes, mais frequentemente em bares e eventos. O serviço do barman possui um glamour, pois ele é como é um artista que faz da coquetelaria uma forma de distribuir sorrisos e boa energia através da interação com o seu público. Tem a missão de oferecer os melhores drinks enquanto conquista novos amigos. Deve ter postura elegante, espera-se sempre cordialidade e limpeza em seus serviços, independente do local de trabalho.

Variados

Os caixas e entregadores também são fundamentais num restaurante. Nos lugares que realizam entrega à domicílio, o motorista entregador é responsável por certificar-se de pegar o pedido correto e entregar no local exato. Ele também é responsável por coletar o dinheiro do cliente e fornecer troco. Em um restaurante, a conta pode ser paga na mesa ou no balcão, junto ao caixa. Os estabelecimentos de fast food utilizam o balconista para a função de caixa, para receber o pagamento dos consumidores.

A importância de contar com profissionais capacitados

Um bom funcionário deve ser capaz de transmitir profissionalismo durante toda a sua jornada de trabalho. As características importantes de funcionários profissionais são: discrição; atenção com os clientes e colegas; paciência; honestidade; pontualidade; facilidade de comunicação; capacidade de trabalhar em equipe.

Outro ponto crucial é o treinamento de uma linguagem e abordagem adequadas para o trato com os clientes. É preciso que os colaboradores tenham um mínimo de formalidade e evite brincadeiras ou posturas dúbias que possam gerar indisposições.

Como contratar bons profissionais

Contratar pessoas qualificadas acaba sendo um dos aspectos mais frustrantes de qualquer negócio. Descobrir como contratar empregados para o restaurante pode seu uma tarefa mais difícil ainda. Em alguns restaurantes, a rotatividade de funcionários chega a ser uma constante, o que leva a ineficiência e outros problemas dentro da empresa.

Você simplesmente tem que empregar a pessoa correta na sua equipe, de outra forma você terá dificuldades no seu negócio. Esse princípio é cabível em todas as empresas, incluindo para o ramo alimentício.

Você espera encontrar alguém com experiência, mas normalmente acaba contratando uma pessoa nova que precisa de treinamento? Isso leva tempo, o que a maioria dos donos de restaurante não possuem. No entanto, esse problema pode ser resolvido ao contratar mão de obra através de empresas especializadas, como a Russel Serviços.

A Russel está há mais de 12 anos no mercado, com clientes espalhados por São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo e tem como principal diferencial a implantação do trabalhador em seu posto de serviço em até 48h com documentação completa. Em casos de necessidade, a empresa realiza a reposição e substituição em até 24h sem custo.